Sumo Sacerdote – Guia da Comunidade

Gekigami

@gekigaming

Publicado

maio 22, 2025

Arcebispo
Guia da comunidade
EditorRabanada
Criado por Tilápia .  

Aviso importante

Este documento foi criado com base em diversos vídeos e guias criados pela comunidade. Este é um documento vivo, que alteramos ativamente com base no feedback e em mudanças no jogo para fornecer as melhores informações à comunidade. Se você quiser nos dar feedback ou fazer perguntas, entre em contato conosco pelo nosso discord.

Este guia é com base em Adoramus!

Este guia não é sobre Sumo-Sacerdote, mas sim sobre a habilidade “Adoramus”, que só é liberada com um item dropado em Bio 5, o que já é uma barreira para entrar na classe. Embora seja uma habilidade divertida, é importante saber que o personagem só causa dano da propriedade Sagrado. Isso significa que você terá dificuldade para matar monstros Sagrados com as habilidades básicas. Existem alternativas, mas não são muito acessíveis para iniciantes e nem tão eficientes quanto outras classes.

Se você busca eficiência total e quer um personagem que faz tudo sem complicação, talvez o Sumo-Sacerdote não seja para você. Mas, se você curte a classe e está disposto a enfrentar essas limitações, vem comigo! Só uma última coisa: não é barato montar um bom personagem nessa classe. Vai custar algumas centenas de milhões de Zeny, e o item que habilita o Adoramus é dropado em Bio 5, que é o conteúdo end game. Se você ainda está aqui, vamos nos divertir com, na minha opinião, a classe mágica mais confortável do jogo!

Adoramus

A habilidade Adoramus não faz parte da árvore de Sumo Sacerdote. Conforme citado na introdução, trata-se de uma habilidade de Arcebispo. No Ragnatales, diversas habilidades de terceira classe são desbloqueadas por meio de equipamentos. No nosso caso, o que habilita Adoramus é o item Alma da Arcebispa Margaretha. A build literalmente não existe sem esse item. Para extrairmos o máximo da habilidade, é importante conhecer como ela funciona. Devido às alterações do servidor, talvez alguns de vocês conheçam uma habilidade diferente. No Ragnatales, não há consumo de Gema Azul para castar, a chance de inflingir cegueira e redução de AGI no alvo são influenciadas pelo nível de classe do personagem, funciona em uma área de 11×11 e o mais importante: a habilidade funciona em cima do Proteger Terreno. São 10 hits de propriedade Sagrado no alvo. 

Para otimizar o uso do Adoramus no RagnaTales, é necessário alcançar 60% de pós-conjuração para maximizar o spam da habilidade. Isso resulta em 0,2 segundos para a pós-conjuração quanto para a recarga, igualando-as e maximizando a eficiência da habilidade


Habilidades importantes

De modo geral, você vai utilizar algumas skills específicas do Sumo-Sacerdote do mid ao late game. Para farm em mapa de zeny bruto, talvez não seja essencial usar tudo, mas é de bom grado saber o que elas fazem e como elas são úteis para favorecer a progressão do seu personagem No Ragnatales, a habilidade Basílica também foi modificada e passou a ser uma das habilidades mais importantes para a build de Adoramus. No nível máximo, a Basílica aumenta em 15% o dano mágico de propriedade Sagrado. Ela também aumenta dano físico contra monstros Sombrios e Morto-Vivo, mas isso é indiferente para nossa build. Além disso, também é extrema importância o uso da habilidade Clementia. 

Você pode obter essa habilidade em Prontera, com o NPC “Mestra das Habilidades”. Trata-se de uma Bênção em área, porém ela tem a vantagem de adicionar 1 ponto extra de FOR, DES e INT a cada 10 níveis de classe do usuário. Portanto, no nível 70 de classe, ela adiciona 7 pontos a mais que uma bênção comum. Isso é incrível para fechar um bônus de dano a mais. 

Uma habilidade que aumenta seu dano também é Poder de Odin. Ela é habilitada ao ter a habilidade Impositio Manus no nível 5 e ao equipar uma Lágrima de Amdarais. Ela aumenta seu ATQM em 100 por 60 segundos, o que pode ser a diferença necessária para você dar overkill em Juperos, por exemplo. 

Vamos para a build!

Dito tudo isso, vamos falar do mais importante: os equipamentos. Reparem, novamente, que em todas as etapas do jogo a Lágrima do Amdarais se mantém presente na build. Diferente de quase todas as classes, a melhor opção de meio para se colocar a alma é de longe a Lágrima. Por favor, eu imploro: NÃO COLOQUEM A ALMA EM UM DIADEMA DO SUBMUNDO, MUITO MENOS EM UM DIADEMA DO PARAÍSO. Simplesmente não compensa. Um item infinitamente mais barato (Lágrima de Amdarais) dá mais dano para o Adoramus do que qualquer outro. A porcentagem de dano mágico contra todos os tamanhos é muito forte. Além disso, o item habilita Poder de Odin. 

Temos alguns pontos importantes da build que precisam ser atingidos para otimizar a gameplay:

  • 100% de redução de conjuração variável por equipamentos (MANDATÓRIO)
  • 60% de pós-conjuração (ou o mais próximo disso possível – opcional, mas altamente recomendado)
  • 190 de ASPD (isso não é essencial para farm em mapa de zeny bruto, mas é interessante)

Consumiveis

Os consumíveis que você vai usar são os mesmos da sua progressão inicial (Early) 

até o final (End Game). São eles:

  • Suco Celular Enriquecido (Velocidade de Ataque +10%).
  • Ativador de Erva Azul (Aumenta o dano mágico em 15%).
  • Acarajé (Precisão +5. Velocidade de Ataque +10).
  • Poção da Concentração (Velocidade de Ataque +10%).

Clones

Os clones recomendados são:

  • Professor Exalar
  • Sacerdote Defensor
  • Espiritualista Protetor
  • Paladino Redentor.

Early game Farm

Achei melhor dividir o Early Game em duas etapas. O primeiro Alt Q vai farmar mapa (principalmente Juperos). Já o segundo faz QUASE todas as instâncias (não faz Templo das Valquírias e Maldição de Glast Heim por motivos de não conseguir matar bichos sagrados). Dito isso, vamos lá:

Uma referência a se seguir também:
RAGNATALES – GUIA DE SUMO SACERDOTE ADORAMUS FARM

Equipamentos

ItemCartaDescrição 
+6 Capuz de Morpheus IlusionalCarta presente:
Ao derrotar monstros:0,3% de chance de ganhar o item Caixa de Presente.

INT +10.DEFM +15.SP máx. +20%.————————–A cada 2 refinos:Conjuração Variável -5%.————————–Refino +7 ou mais:SP máx. +10%.————————–Refino +9 ou mais:A conjuração não pode ser interrompida.————————–Conjunto[Véu de Morpheus Ilusional][Anel de Morpheus Ilusional][Bracelete de Morpheus Ilusional]INT +5.SP máx. +10%.Resistência a Danos de propriedades Água, Terra e Neutro +10%.Refino do chapéu e da capa +8 ou mais:SP máx. +10%.Conjuração variável -15%.
Lágrima de Amdarais
Alma da Arcebispa Margaretha
[Sumo-Sacerdotes]A cada 1 nível aprendido de [Magnus Exorcismus]:Aumenta em 1 o nível de [Adoramus].
Tempo de pós-conjuração das habilidades -15%.Conjuração variável -10%.————————–Regeneração natural de SP +50%.————————–A cada nível de [Impositio Manus]:Dano mágico contra todos os tamanhos +3%.————————–A cada 9 níveis de base:Dano de [Magnus Exorcismus] +4%.————————–Ao aprender [Impositio Manus] nv. 5:Habilita [Poder de Odin] nv.2.
Peixe Fresco
Regeneração de HP do Peixe Fresco +200%.————————–Ao derrotar monstros:5% de chance de derrubar Peixe Fresco.
+6 Batina do Clero
HP máx. +10%.SP máx. +10%.Tempo de conjuração variável -10%.————————–A cada 2 refinos:ATQ e ATQM +1%.DES +1.Dano físico e mágico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +2%.
Bastão[4]
-10% de redução de conjuração variável
Carta Frus SagradoDano mágico de habilidades de propriedade Sagrado +15%.
————————–ATQM +15%.————————–Indestrutível em batalha.
+6 Espelho Espelho Meu
Carta Khalitzburg Corrompida
DEFM +5.Resistência à oponentes de tamanho Médio e Grande +25%.————————–Conjunto[Carta Cavaleiro Corrompido]Resistência à oponentes de tamanho Médio e Grande +5% adicional.————————–
Resistência às propriedades Fogo, Água, Vento e Sagrado +20%.————————–Ao receber dano mágico de alvo único:0% de chance de refletir a magia.————————–A cada refino:ATQM +1%.1% de chance adicional de refletir a magia.————————–Conjunto[Manto da Bruxa]A cada refino do escudo:Tempo de conjuração variável -1%.Ignora 2% da DEFM dos monstros Chefes.
+8 Botas do Clero
Carta OrdreDano mágico de habilidades de propriedade Vento +10%.Dano mágico de habilidades de propriedade Sagrado +10%.
————————–
Runa Jade da Gertie A cada 18 de VIT base:AGI +5.
HP máx. +5%, DEF +5.Tempo de conjuração variável -10%.————————–A cada 2 refinos:Dano físico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +1%.Resistência a oponentes da raça Anjo e Demônio +1%.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.
Capa do Sobrevivente Ilusional
Carta Antigo LivroA cada 18 de INT base:ATQM +1%
————————–
Runa Ruby do Alphoccio A cada 18 de FOR base:Tempo de conjuração variável -4%.
VIT +10.————————–A cada refino:HP máx. +100.Dano mágico +1%.Resistência a propriedade Neutro +1%.————————–A cada 3 refinos:Conjuração variável -10%.
Anel de Ametista BrilhanteCarta Poporing Ilusional
Ao derrotar monstros recupera 10 de SP.
ATQM +7%.ASPD +7%.————————–Conjunto[Batina do Clero][Manteau do Clero][Botas do Clero]Dano físico e mágico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +20%.Resistência a oponentes da raça Anjo e Demônio +5%.Pós-conjuração global -5%.
Anel de Ametista BrilhanteCarta Poporing Ilusional
Ao derrotar monstros recupera 10 de SP.
ATQM +7%.ASPD +7%.————————–Conjunto[Batina do Clero][Manteau do Clero][Botas do Clero]Dano físico e mágico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +20%.Resistência a oponentes da raça Anjo e Demônio +5%.Pós-conjuração global -5%.
Ovo de FenrirBônus de Lealdade:Ao realizar ataques físicos ou mágicos:10% de chance de auto conjurar [Enlouquecedor] nv. 5 em si mesmo.

Atributos

Os atributos abaixo são pensados para bater os pontos certinho de todos os equipamentos acima 

AtributoPontos
INT90
VIT60
AGI66
STR54

Habilidades

A Riqueza de Espírito lvl 5, Magnus Exorcismus lvl 10, Aumentar Recuperação de SP lvl 5 

e Meditatio lvl 10 são essenciais.


Early game Instancias

Esse Alt Q faz a maior parte das instâncias. A ressalva é que você não consegue fazer Templo das Valquírias (isso não muda em nenhum momento da progressão) e Maldição de Glast Heim. Caso você tenha uma Carta Polvo Gigante, fica possível fazer Maldição de Glast Heim, mas Templo das Valquírias não é possível por conta da Avatar de Freya (Sagrado 4).

Aqui não há necessidade de Riqueza de Espírito. Magnus Exorcismus lvl 10, Meditation lvl 10, Basílica lvl 5 e Impositio Manus lvl 5 são essenciais. O resto fica aberto ao seu critério. Escudo Mágico pode ser bastante útil para alguns MvPs. Quanto ao Alt A, recomendo que você se buffe com os consumíveis que dão INT (Coquetel Sopro de Dragão e usar Clementia) para ver quanto você precisa para fechar o bônus de múltiplo de 5 para aumentar seu dano.

Equipamentos

ItemCartaDescrição 
+8 Capuz de Morpheus IlusionalCarta Arch Plasma:
Dano mágico de habilidades de propriedade Sagrado +10%

INT +10.DEFM +15.SP máx. +20%.————————–A cada 2 refinos:Conjuração Variável -5%.————————–Refino +7 ou mais:SP máx. +10%.————————–Refino +9 ou mais:A conjuração não pode ser interrompida.————————–Conjunto[Véu de Morpheus Ilusional][Anel de Morpheus Ilusional][Bracelete de Morpheus Ilusional]INT +5.SP máx. +10%.Resistência a Danos de propriedades Água, Terra e Neutro +10%.Refino do chapéu e da capa +8 ou mais:SP máx. +10%.Conjuração variável -15%.
Lágrima de Amdarais
Alma da Arcebispa Margaretha
[Sumo-Sacerdotes]A cada 1 nível aprendido de [Magnus Exorcismus]:Aumenta em 1 o nível de [Adoramus].
Tempo de pós-conjuração das habilidades -15%.Conjuração variável -10%.————————–Regeneração natural de SP +50%.————————–A cada nível de [Impositio Manus]:Dano mágico contra todos os tamanhos +3%.————————–A cada 9 níveis de base:Dano de [Magnus Exorcismus] +4%.————————–Ao aprender [Impositio Manus] nv. 5:Habilita [Poder de Odin] nv.2.
CD Antiquado
Soma de FOR e SOR base 120 ou mais:CRIT +5.Dano físico +6%.Dano crítico +10%.————————–Soma de INT e DES base somarem 120 ou mais:ATQM +5%.Conjuração variável -10%.Efetividade de cura +20%.————————–Soma de AGI e VIT base somarem 120 ou mais:HP máx. +5%.Velocidade de ataque +5%.Resistência a todas as Raças +2%.
+6 Batina do CleroCarta Agav
DEF -10.————————–Dano mágico +5%.————————–[Magos e evoluções]SP +100.

HP máx. +10%.SP máx. +10%.Tempo de conjuração variável -10%.————————–A cada 2 refinos:ATQ e ATQM +1%.DES +1.Dano físico e mágico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +2%.
+8 Bastão[4]
-10% de redução de conjuração variável
2 Cartas Cavaleiro Corrompido
ATQM +30.Dano mágico contra oponentes de tamanho Médio e Grande +15%.————————–Conjunto[Carta Khalitzburg Corrompida]Dano mágico contra oponentes de tamanho Médio e Grande +5% adicional.

2 Cartas Frus Sagrado
Dano mágico de habilidades de propriedade Sagrado +15%
————————–ATQM +15%.————————–Indestrutível em batalha.
+8 Absorvedor de Magia
Carta Khalitzburg Corrompida
DEFM +5.Resistência à oponentes de tamanho Médio e Grande +25%.————————–Conjunto[Carta Cavaleiro Corrompido]Resistência à oponentes de tamanho Médio e Grande +5% adicional.————————–
ATQM +3%.DEFM +15.————————–Refino +6 ou mais:ATQM +7% adicional.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.————————–Refino +10:ATQM +15% adicional.————————–Conjunto[Condensador Físico] ou[Condensador Mental]HP máx. +10%.Pós-conjuração global -5%.
+8 Botas do Clero
Carta OrdreDano mágico de habilidades de propriedade Vento +10%.Dano mágico de habilidades de propriedade Sagrado +10%.
————————–
Runa Jade da Gertie A cada 18 de VIT base:AGI +5.
HP máx. +5%, DEF +5.Tempo de conjuração variável -10%.————————–A cada 2 refinos:Dano físico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +1%.Resistência a oponentes da raça Anjo e Demônio +1%.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.
+9 Capa do Sobrevivente Ilusional
Carta Antigo LivroA cada 18 de INT base:ATQM +1%
————————–
Runa Ruby do Alphoccio A cada 18 de FOR base:Tempo de conjuração variável -4%.
ATQ e ATQM +5.Pós-conjuração -5%.Resistência a danos fisicos a distância +3%.————————–A cada 3 refinos:Velocidade de Ataque +2%.————————–Refino +7 ou mais:ATQ e ATQM +10 adicional.Pós-conjuração -10% adicional.Resistência a danos fisicos a distância +5% adicional.————————–Refino +9 ou mais:ATQ e ATQM +15 adicional.Pós-conjuração -15% adicional.Resistência a danos fisicos a distância +7% adicional.
Anel de Ametista BrilhanteCarta Mula Sem Cabeça
Dano mágico de propriedade Água e Sagrado +20%.
ATQM +7%.ASPD +7%.————————–Conjunto[Batina do Clero][Manteau do Clero][Botas do Clero]Dano físico e mágico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +20%.Resistência a oponentes da raça Anjo e Demônio +5%.Pós-conjuração global -5%.
Anel de Ametista BrilhanteCarta Mula Sem Cabeça
Dano mágico de propriedade Água e Sagrado +20%.
ATQM +7%.ASPD +7%.————————–Conjunto[Batina do Clero][Manteau do Clero][Botas do Clero]Dano físico e mágico contra oponentes da raça Anjo e Demônio +20%.Resistência a oponentes da raça Anjo e Demônio +5%.Pós-conjuração global -5%.
Ovo de FenrirBônus de Lealdade:Ao realizar ataques físicos ou mágicos:10% de chance de auto conjurar [Enlouquecedor] nv. 5 em si mesmo.

Atributos

Os atributos abaixo são pensados para bater os pontos certinho de todos os equipamentos acima 

AtributoPontos
INT9X
VIT72
AGI52

Habilidades

Magnus Exorcismus lvl 10, Aumentar Recuperação de SP lvl 5 e Meditatio lvl 10 são essenciais.

Mid game

Aqui infelizmente fechamos com 55% de pós-conjuração. Não é o ideal, mas já spamma bastante. É possível tentar procurar por uma Bíblia com pós-conjuração ou colocar uma Jade do Alphoccio na bota. Reparem que ambos o Chapéu do Olho Mágico e a Bíblia não estão slotados. Dessa forma o personagem funciona bem, mas não é o ideal ainda.

Com esse Alt Q, é possível fazer uma boa parte dos MvPs S tier. Você vai skipar todos os Bio 4 (Paladino Randel, Criador Flamel, Professora Celia, Mestre Chen, Desordeira Gertie, Cigana Trentini, Menestrel Alphoccio), Valkyria Randgris, Avatar de Freya, Ifrit e Sumo Margaretha. Tirando isso, seja feliz. Dá até para tentar a sorte contra Ifrit, mas não recomendo. Os MvPs do 4º andar do Laboratório de Somatologia não nascem ao mesmo tempo. Apenas um deles nasce no mapa, de forma aleatória, sempre que o anterior é morto.

O Alt S segue o mesmo padrão do Early com instâncias, e vai seguir até o End.

Equipamentos

ItemCartaDescrição 
+9 Chapéu do Olho Mágico
INT +2. DES +2.Ao realizar ataques mágicos:3% de chance de se transformar em [Fenrir]por 5 segundos.————————–A cada refino:+0,3% de chance de transformação.A cada refino:Dano físico contra a raça Demônio +1%.————————–Durante a transformação:Ignora 50% da DEFM de monstros chefes.Ativa o efeito de [Maestria Arcana].A cada refino:ATQM +1%.A cada segundo:Drena 5 de SP do usuário.————————–Maestria Arcana:Permite que magias causem o máximo de dano mágico, mas aumentando o custo de SP das habilidades em 25%.
Lágrima de Amdarais
Alma da Arcebispa Margaretha
[Sumo-Sacerdotes]A cada 1 nível aprendido de [Magnus Exorcismus]:Aumenta em 1 o nível de [Adoramus].
Tempo de pós-conjuração das habilidades -15%.Conjuração variável -10%.————————–Regeneração natural de SP +50%.————————–A cada nível de [Impositio Manus]:Dano mágico contra todos os tamanhos +3%.————————–A cada 9 níveis de base:Dano de [Magnus Exorcismus] +4%.————————–Ao aprender [Impositio Manus] nv. 5:Habilita [Poder de Odin] nv.2.
CD Antiquado
Soma de FOR e SOR base 120 ou mais:CRIT +5.Dano físico +6%.Dano crítico +10%.————————–Soma de INT e DES base somarem 120 ou mais:ATQM +5%.Conjuração variável -10%.Efetividade de cura +20%.————————–Soma de AGI e VIT base somarem 120 ou mais:HP máx. +5%.Velocidade de ataque +5%.Resistência a todas as Raças +2%.
+7 Vestido da BruxaCarta Agav
DEF -10.————————–Dano mágico +5%.————————–[Magos e evoluções]SP +100.

Ignora 30% da DEFM dos monstros Chefes.————————–A cada refino:ATQM +1%.Dano mágico de propriedade Fantasma +2%.————————–Conjunto[Manto da Bruxa]A cada refino da capa:ATQM +2%.Tempo de conjuração variável -2%.————————–Conjunto[Cajado da Bruxa]A cada refino da arma:Dano de [Espíritos Anciões]e [Vulcão Napalm] +5%.Regenera +5 de SP ao derrotar monstros com ataques mágicos.
+10 Bíblia Corrompida da Margaretha
ATQM +25%.————————–A cada 2 refinos:ATQM +2%.Velocidade de ataque +4%.Tempo de pós-conjuração das habilidades -4%.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração -50%.Ignora 20% da DEFM de todas as raças.————————–Refino +10:Ignora 30% da DEFM de todas as raças adicional.Aumenta o dano de [Adoramus] em 95%.Habilita [Amplificação Mística] nv. 10.
+10 Absorvedor de Magia
Carta Cavalo-Marinho 
Tolerância a [Congelamento] +100%.
ATQM +3%.DEFM +15.————————–Refino +6 ou mais:ATQM +7% adicional.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.————————–Refino +10:ATQM +15% adicional.————————–Conjunto[Condensador Físico] ou[Condensador Mental]HP máx. +10%.Pós-conjuração global -5%.
+9 Sapatos de Bruxa [1]
Carta OrdreDano mágico de habilidades de propriedade Vento +10%.Dano mágico de habilidades de propriedade Sagrado +10%.
————————–
Runa Jade da Gertie A cada 18 de VIT base:AGI +5.
————————–Máx. HP e SP +5%.————————–a cada refino:ATQM +1%.Máx. HP e SP +1% adicional.Dano de [Espíritos Anciões]e [Vulcão Napalm] +5%.————————–Refino +9 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.
+9 Manto da Bruxa[1] 
Carta Antigo LivroA cada 18 de INT base:ATQM +1%
————————–

ATQM +5%.Conjuração variável -5%.————————–Refino +7 ou mais:ATQM +5% adicional.Conjuração variável -5% adicional.————————–Refino +9 ou mais:Mantém [Vigor] ativo.————————–Conjunto[Cajado da Bruxa]ATQM +5%.
Anel do Abismo
Carta Mula Sem Cabeça
Dano mágico de propriedade Água e Sagrado +20%.


Runa de Frigg 
Uma brilhante runa lilás que simboliza inteligencia.————————–ATQM +40.————————–Conjuração variável -5%.————————–Pós-conjuração -10%.
Soma de FOR e VIT base 120 ou mais:Dano físico e mágico contra monstros Chefes +10%.————————–Soma de AGI e SOR base 120 ou mais:Dano físico e mágico contra monstros Chefes +10%.————————–Soma de INT e DES base 120 ou mais:Dano físico e mágico contra monstros Chefes +10%.
Anel do Abismo
Carta Mula Sem Cabeça
Dano mágico de propriedade Água e Sagrado +20%.


Runa de Frigg 
Uma brilhante runa lilás que simboliza inteligencia.————————–ATQM +40.————————–Conjuração variável -5%.————————–Pós-conjuração -10%.
Soma de FOR e VIT base 120 ou mais:Dano físico e mágico contra monstros Chefes +10%.————————–Soma de AGI e SOR base 120 ou mais:Dano físico e mágico contra monstros Chefes +10%.————————–Soma de INT e DES base 120 ou mais:Dano físico e mágico contra monstros Chefes +10%.
Ovo de FenrirBônus de Lealdade:Ao realizar ataques físicos ou mágicos:10% de chance de auto conjurar [Enlouquecedor] nv. 5 em si mesmo.

Atributos

Os atributos abaixo são pensados para bater os pontos certinho de todos os equipamentos acima 

AtributoPontos
STR30
INT90
VIT90
DEX30

Habilidades

Magnus Exorcismus lvl 10, Aumentar Recuperação de SP lvl 5 e Meditatio lvl 10 são essenciais.

End game

Aqui é o puro suco do creme do milho verde, o crème de la crème, o suprassumo da classe mágica. A progressão fica mais lenta, naturalmente. Tudo a partir de agora se resume aos mínimos detalhes e otimizações na build. 

Com esse Alt Q, você consegue fazer Bio 5 (desde que seu duo seja um off tank que mate o Randel e a Margaretha ou que você vá em trio) tranquilamente, e se tiver o switch de Carta Polvo Gigante e Pet Inverno Ancestral, faz Bio 4 também. Além disso, já é possível matar a maioria dos Bio 4 (menos o Randel, Alphoccio e Trentini) e o Ifrit.

Equipamentos

ItemCartaDescrição 
+10 Dádiva das Divindades[1]Carta Loli Luni)
INT +2.————————–[Noviços e evoluções]A cada 3 refinos:INT +1 adicional.


Aproveite a intensidade nos efeitos de cura e ajude outros aventureiros com uma dádiva mais do que sagrada!————————–INT e VIT +5.Efetividade de recuperação de SP por itens +10%.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.————————–Refino +10:Dano mágico contra todas as raças +5%.Indestrutível em batalha.Conjunto[Runa de Frigg]Tempo de conjuração variável -5%.Dano mágico contra todas as raças +5%.Tempo de pós-conjuração das habilidades -5%.Tolerância a [Congelamento] +50%.[Runa de Thor]Tempo de conjuração variável -5%.Dano mágico contra todas as raças +10%.Velocidade de ataque +5%.Tolerância a [Congelamento] +50%.[Runa de Freya]Velocidade de ataque +10%.Dano mágico contra todas as raças +5%.Ignora 20% da DEFM de monstros normais, chefes e personagens.Tolerância a [Petrificação] +50%.[Runa de Baldur]Velocidade de ataque +10%.Dano mágico contra todas as raças +10%.Ignora 20% da DEFM de monstros normais, chefes e personagens.Tolerância a [Congelamento] +50%.[Runa de Mimir]EXP adquirida por monstros todas as raças +50%.Dano mágico contra todas as raças +15%.Tempo de conjuração variável -5%.Tolerância a [Petrificação] +50%.[Runa de Loki]Tempo de conjuração variável -10%.Velocidade de ataque +10%.Tempo de pós-conjuração das habilidades -10%.Tolerância a [Petrificação] +50%.
Lágrima de Amdarais
Alma da Arcebispa Margaretha
[Sumo-Sacerdotes]A cada 1 nível aprendido de [Magnus Exorcismus]:Aumenta em 1 o nível de [Adoramus].
Tempo de pós-conjuração das habilidades -15%.Conjuração variável -10%.————————–Regeneração natural de SP +50%.————————–A cada nível de [Impositio Manus]:Dano mágico contra todos os tamanhos +3%.————————–A cada 9 níveis de base:Dano de [Magnus Exorcismus] +4%.————————–Ao aprender [Impositio Manus] nv. 5:Habilita [Poder de Odin] nv.2.
Rosa do Submundo
A cada 18 de INT base:Tempo de conjuração variável -3%.Dano mágico contra oponentes de todos os Tamanhos +1%.————————–A cada 18 de DES base:Velocidade de ataque +3%.Dano mágico contra oponentes de todos os Tamanhos +1%.
+10 Vestido da BruxaCarta Sumo Margaretha
Dano mágico de propriedade Sagrado +20%.————————–[Noviços e evoluções]Dano mágico de propriedade Sagrado +20% adicional.

Ignora 30% da DEFM dos monstros Chefes.————————–A cada refino:ATQM +1%.Dano mágico de propriedade Fantasma +2%.————————–Conjunto[Manto da Bruxa]A cada refino da capa:ATQM +2%.Tempo de conjuração variável -2%.————————–Conjunto[Cajado da Bruxa]A cada refino da arma:Dano de [Espíritos Anciões]e [Vulcão Napalm] +5%.Regenera +5 de SP ao derrotar monstros com ataques mágicos.
+10 Bíblia Corrompida da Margaretha [2]Carta Celine Kimi (id: 31023)
Dano mágico contra todas as raças +25%.————————–Ao realizar ataques mágicos:0,5% de chance de autoconjurar [Ferimento Crítico] nv. 3.————————–A cada 3 refinos:Chance de autoconjurar [Ferimento Crítico] +1%.
+

Carta Cavaleiro Corrompido
ATQM +30.Dano mágico contra oponentes de tamanho Médio e Grande +15%.————————–Conjunto[Carta Khalitzburg Corrompida]Dano mágico contra oponentes de tamanho Médio e Grande +5% adicional.

ATQM +25%.————————–A cada 2 refinos:ATQM +2%.Velocidade de ataque +4%.Tempo de pós-conjuração das habilidades -4%.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração -50%.Ignora 20% da DEFM de todas as raças.————————–Refino +10:Ignora 30% da DEFM de todas as raças adicional.Aumenta o dano de [Adoramus] em 95%.Habilita [Amplificação Mística] nv. 10.
+10 Absorvedor de Magia

Carta Khalitzburg Corrompida
DEFM +5.Resistência a oponentes de tamanho Médio e Grande +25%.————————–Conjunto[Carta Cavaleiro Corrompido]Resistência a oponentes de tamanho Médio e Grande +5% adicional.

ATQM +3%.DEFM +15.————————–Refino +6 ou mais:ATQM +7% adicional.————————–Refino +8 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.————————–Refino +10:ATQM +15% adicional.————————–Conjunto[Condensador Físico] ou[Condensador Mental]HP máx. +10%.Pós-conjuração global -5%.
+10 Sapatos de Bruxa [1]
Carta Bispo Decadente
Dano mágico +10%.————————–SP máx. -50%.————————–Dano mágico contra as raças Humano, Humanoide e Anjo +50%.

————————–
Runa Jade do Alphoccio
Uma brilhante pedra preciosa.————————–A cada 18 de VIT base:Tempo de pós-conjuração das habilidades -5%.
————————–Máx. HP e SP +5%.————————–a cada refino:ATQM +1%.Máx. HP e SP +1% adicional.Dano de [Espíritos Anciões]e [Vulcão Napalm] +5%.————————–Refino +9 ou mais:Tempo de conjuração variável -10%.
+10 Manto da Bruxa[1] 

Carta Mestre Chen

Máx. HP +10%.Máx. SP +15%.————————–[Noviços]Todos os atributos +10.Crítico +30.A cada refino da capa:Todos os atributos +1 adicional.Dano físico e mágico +1%.

————————–
Runa Topazio do Alphoccio
Uma brilhante pedra preciosa.————————–A cada 18 de DES base:INT +5.

ATQM +5%.Conjuração variável -5%.————————–Refino +7 ou mais:ATQM +5% adicional.Conjuração variável -5% adicional.————————–Refino +9 ou mais:Mantém [Vigor] ativo.————————–Conjunto[Cajado da Bruxa]ATQM +5%.
Luvas de Corrida
Carta Mula Sem Cabeça
Dano mágico de propriedade Água e Sagrado +20%.


Runa de Mimir
EXP adquirida +10%
Pós-conjuração -1%.Conjuração variável -1%.————————–Conjunto[Anel de Corrida]Pós-conjuração -4% adicional.Conjuração variável -4% adicional.————————–Conjunto[Anel de Corrida [1]]Pós-conjuração -4% adicional.Conjuração variável -4% adicional.Velocidade de Ataque +5%.Dano mágico contra todas as raças +30%.————————–Conjunto[Sapatos de Corrida]SP máx. +3%.Sapato com refino +9 ou mais:HP máx. +2%.Ignora 7% da DEFM de monstros normais, chefes e personagens.————————–Conjunto[Armadura de Corrida]HP máx. +3%.Armadura com refino +9 ou mais:SP máx. +2%.Ignora 7% da DEFM de monstros normais, chefes e personagens.————————–Conjunto[Armadura de Corrida][Sapatos de Corrida][Anel de Corrida]Pós-conjuração -5% adicional.Conjuração variável -5% adicional.
Anel de Corrida
Carta Mula Sem Cabeça
Dano mágico de propriedade Água e Sagrado +20%.


Runa de Freya

Máximo SP +15.————————–Regeneração natural de SP +15%.————————–Reduz o consumo de SP em 10%.
Conjuração variável -10%.Pós-conjuração -5%.
Arquimaga Kathryne e Amdarais CorrompidoBônus de Lealdade:Ao realizar ataques físicos e mágicos:5% de chance de autoconjurar [Maestria Arcana] nv. 5.
Bônus de Lealdade:Dano mágico contra as raças Humanoide e Demônio +25%.

Atributos

Os atributos abaixo são pensados para bater os pontos certinho de todos os equipamentos acima 

AtributoPontos
INT9X
VIT4x~5x
DEX90

Habilidades

Magnus Exorcismus lvl 10, Aumentar Recuperação de SP lvl 5 e Meditatio lvl 10 são essenciais.

Prioridades

A prioridade de ordem de compra para os equipamentos do late é a seguinte:

1) +10 Dádiva das Divindades [1];

2) Slotar a Bíblia e subir ela para o +10 de novo;

3) Topazio do Alphoccio;

4) Pet Arquimaga;

5) Subir o Manto da Bruxa para o +10;

6) Carta Mestre Chen Selada;

7) Combo Corrida;

8) Cartas da Armadura (Sumo Margaretha, Amdarais);

9) Subir o Vestido da Bruxa para o +10.

Agradecimentos


Este guia foi escrito pelo Tilapia, os agredicmentos a baixo são destinado as pessoas que ajudaram ele 💕

“ Agradeço fortemente ao @SinNer, meu padrinho no personagem. Depois de muitas conversas e alquimias, ele me ajudou a encontrar essa gema perdida no Ragnatales e a deixar meu personagem redondinho. Agradeço também ao meu amigo @Cabelo182, por apoiar minhas decisões malucas e por ser meu fiel duo em Bio 5. O tigre venceu! Agradeço a @Xulia pelas prints do Alt Q de farm em Juperos! E, por fim, obrigado ao meu amigo @gilga pela consultoria na escrita. Obrigado, pessoal! Sem vocês, eu não conseguiria! “ 

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Sep 1, 2024Arquivo base sendo criado